Facebook (perfil II): http://www.facebook.com/profile.php?id=100003992149042
Alguns comentários sobre pedagogia, sociedade, filosofia e política, à luz do Cristianismo Reformado. O cristão é sempre cristão em tudo que faz, pois afirma: "Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20).
PERGUNTAI PELAS VEREDAS ANTIGAS,
qual é o bom caminho, e andai por ele;
e achareis descanso para as vossas almas.
(Jeremias 6:16)
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Google, iTunes e Facebook censuram opiniões cristãs
Facebook (perfil II): http://www.facebook.com/profile.php?id=100003992149042
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Mídia Sem Máscara - Novo código penal: penalizando inocentes e inocentando criminosos
terça-feira, 31 de julho de 2012
Julio Severo: A pequena caixinha chamada escola — uma resposta a...
terça-feira, 10 de maio de 2011
A relevância perene de Comenius para a Didática

João Amós Comenius é considerado Pai da Didática.
Mas de que adianta tal título se hoje a maioria dos profissionais da educação, como filhos ingratos, o renegam?
Podemos, na citação acima, de sua obra "Didática Magna", enxergar quão grande é a injustiça que lhe fazem hoje, enterrando injustificadamente suas idéias.
A sua perenidade, ou importância permanente está justamente em que ele não queria vislumbrar um método com prazo de validade a vencer, apenas adaptado ao seu tempo, mas fazer uma contribuição didática para toda a humanidade de todos os tempos.
Esse tipo de certeza, estranha ao mundo secular contemporâneo, só pode florescer num pano de fundo cristão, que pressupõe uma grande quantidade de verdades absolutas, a saber, todas aquelas registradas na Escritura Sagrada, ou dedutíveis dela.
A cosmovisão cristã é a única que possui justificativa lógica para sua epistemologia (teoria do conhecimento). Todas as outras precisam fazer saltos de fé irracionais (1).
O pobre secular moderno, mendicante de qualquer certeza, corre de um lado para outro, nem nunca firmar-se em nada, nem construir nada firme, nem na teoria, nem na prática, pois ignora a necessidade de um fundamento de certeza que só as palavras do Deus onisciente e onipotente pode lhe dar, por meio da Revelação divina.
Assim, os descrentes zombam da certeza que Comênio demonstra ao esperar descobrir, da parte de Deus, um método didático universal e infalível, sem notarem que estão cometendo a falácia de projetar sua própria visão de mundo deficiente e distorcida ao antigo pedagogo.
O secularista pensa assim: 'se eu não posso ter certeza de nada, ninguém pode ter também'. Coitado. Tão enredado pelas trevas que não percebe o irracionalismo de sua própria posição. Claro, pois se ele tem certeza que 'não pode ter certeza', ele se auto-refuta, e cai em desespero epistemológico sozinho.
Mas só esse parágrafo citado de Comenius pode bem servir como aperitivo para os desorientados professores de hoje, famintos de sentido e propósito, redescobrirem esse mestre, em sua obra magnífica.
Vejamos o que ele promete:
a) "Um método universal de ensinar tudo a todos" - Quem não quer isso? Poder lidar com qualquer aluno, e qualquer matéria, eficientemente? O seu método se firma no conhecimento da natureza humana, e no modo como esta lida com as novas informações, daí a sua universalidade.
b) "Impossível não conseguir bons resultados" - Eis um otimismo invejável! Ele se permite isso pois está sob firme fundamento. Uma vez conhecendo, da parte de Deus, como funciona o mundo que Deus cria e sustenta, realmente esse prognóstico é possível. Enquanto isso o secularista faz de si mesmo a referência de conhecimento, para sua própria decepção e incerteza permanentes.
c) "Ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado e sem nenhum aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros" - A palavra 'prazer', hoje, tem sido aprisionada pelo hedonismo em sensações físicas momentâneas, que nenhum direito teriam de arrogar para si o título de objetivo da vida. Da mesma forma, o conhecimento foi escravizado agora ao pragmatismo: só nos interessa o que for instantaneamente útil, material e prático.
Comenius execrava tais distorções, e promovia o casamento do prazer com o conhecimento. Ou seja, que o crescer em conhecimento deve ser algo prazeroso e virtuoso, e cultivar esse prazer é dever dos professores e privilégio dos alunos. Mas isso não se dará, como pode pensar o secularista, em fazer da aula um parque de diversões sensoriais, mas em descobrir-se o prazer simples de conhecer, o qual será promovido por uma didática que realmente transmita conhecimento com eficácia.
d) "E de ensinar solidamente, não superficialmente e apenas com palavras, mas encaminhando os alunos para uma verdadeira instrução, para os bons costumes e para a piedade sincera." - Comenius vê a educação completa da pessoa, que inclui o conhecimento, a ética e a religião. Nesse sentido é precursor do holismo moderno, mas não tem nada a ver com ele.
Novamente só uma cosmovisão cristã como a de Comenius pode promover a educação holística coerentemente, pois tem uma base lógica para unificar o conhecimento, e trabalhar com a pessoa inteira: Deus.
Sendo Deus onisciente, Ele sabe a verdade.
Sendo Deus benevolente, Ele nos quer dar a verdade.
Sendo Deus onipotente, Ele é capaz de nos dar a verdade.
Sendo Deus providente, Ele nos vocaciona a transmitir a verdade aos outros.
Sendo Deus santo, Ele ordena que essa transmissão da verdade seja sincera, esforçada, promotora da ética dEle e da fé nEle.
Os secularistas de hoje podem até concordar em uma educação que promova a ética, mas se horrorizam com uma educação que promova a religião.
Ora, mas de onde virá qualquer ética, senão da Autoridade Transcendente que determina o que é certo ou errado?
E de onde virá qualquer conhecimento, senão dAquele que tem todo o conhecimento?
E de onde virá o motivo para educação, senão do propósito divino de revelar a verdade aos homens?
O secularista só poderá ter uma ética vacilante e arbitrária, um conhecimento especulativo e incerto, e uma educação despropositada e pragmática.
Para fora e bem longe desse lamaçal, a didática de Comenius tem o que dizer sobre método, ética, conhecimento e educação; tem coerência lógica para ter certeza do que diz, por isso que, com honestidade e sinceridade, diz alguma coisa, a todos os homens, de todos os tempos.
Agora cabe ao leitor dar a Comenius uma chance e conferir!
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento - Provérbios 1:7
BIBLIOGRAFIA:
Didática Magna - Comenius
disponível em
http://www.4shared.com/document/QvRAeN0W/Didactica_Magna_-_Comenius.htm
(1) Para uma argumentação mais abrangente sobre a irracionalidade das cosmovisões não-cristãs, ver:
Vincent Cheung - Questões Últimas, disponível em
http://www.monergismo.com/textos/livros/questoes_ultimas_livro_cheung.pdf
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A covardia secularista de ocultar as evidências que lhes contradizem.

A poucos anos, nos Estados Unidos, foi aprovado que as escolas públicas deveriam ensinar o Criacionismo paralelamente ao ensino da Teoria da Evolução.
O que para os secularistas foi uma vitória da religião, deve, entretanto, ser considerado uma vitória da Ciência.
A Ciência não fecha as questões dogmaticamente, mas está aberta à investigação de novas evidências.
Os que os secularistas têm feito sistematicamente é ocultar do grande público as descobertas científicas que possam contradizer as teorias evolucionárias, e as datações longevas da Terra.
-
Diante do questionamento "a Ciência contradiz o Criacionismo" devemos perguntar: Que Ciência? Qual cientista?
Não podemos aceitar a mentira de que o pensamento científico tem uma formatação única, e ocultar do público a guerra de bastidores que ocorre entre cientistas discordantes, assim como fingir que não existam cientistas criacionistas (2).
-
-
-
Posteriormente neste blog pretendo mostrar o quanto o atual método científico empirista é falacioso e incompetente para descobrir a mínima verdade sobre a realidade, mas por hora, o propósito desta postagem é informar que, mesmo dentro do empirismo, há dados contraditórios aos "dogmas" da antiguidade da Terra e da Evolução.
-
-
Abaixo seguem citações nesse sentido:
"Os dados sobre a idade da Terra e do Universo nos atuais livros escolares contradizem radicalmente os valores encontrados por métodos não-radiométricos. Somente os dados resultantes de medições radiométricas atingem valores que chegam a milhões ou bilhões de anos. Quando se procura pela idade da Terra nos livros-textos [de ciências e biologia], geralmente se encontra uma datação de 4,6 bilhões de anos. Essa idade foi apurada através da medição radiométrica de diversos minerais. Mas existe a possibilidade de verificar e confirmar esses resultados usando métodos não-radiométricos. Quando os dados resultantes da aplicação de métodos diferentes coincidem, pode-se aceitar que eles são válidos e correspondem à realidade. Quando não coincidem, existe margem para dúvidas.
FLUXO TÉRMICO DA TERRA
Como exemplo da disparidade entre resultados obtidos por diferentes métodos, podemos citar a medição do fluxo térmico do centro da Terra até sua superfície. Os cálculos resultam numa idade máxima de 10.000 anos para a Terra, o que seria 460.000 vezes menos que a indicada pela medição radiométrica.
QUANTIDADE DE HÉLIO
Cristais de zircônio contêm urânio, que ao decair produz hélio. Quando se mede o hélio liberado pelos cristais de zircônio chega-se a apenas 6.000 anos, pois se fossem mais antigos, conteriam menos hélio.
SALINIDADE DO MAR
Os mares devem ter a mesma idade. Ela pode ser avaliada pela sua salinidade e pela quantidade de sal levada a eles pelos rios no decorrer do tempo.
NÍQUEL
A percentagem de níquel nas águas do mar e o níquel trazido pelos rios também servem para se estabelecer a idade da Terra. Chega-se a apenas 6.130 anos, ou seja, 163.000 vezes menos do que se ensina nas escolas.
EROSÃO DOS CONTINENTES
A idade dos continentes costuma ser estipulada em 60 milhões de anos. A medição da erosão, porém, leva à conclusão de que eles poderiam ter no máximo 10,2 milhões de anos, pois após esse tempo teriam se erodido até o nível do mar. Se os continentes se erodem tão rapidamente, as camadas fossilíferas já deveriam ter sido destruídas há muito tempo. Mas como essas camadas ainda existem, os continentes necessariamente têm menos de 10,2 milhões de anos.
OUTROS EXEMPLOS DE EROSÃO
A foz do rio Mississipi forma um delta no golfo do México, cujo tamanho e crescimento anual permite determinar sua idade. Chega-se a apenas 10.000 anos, portanto, 6.000 vezes menos do que a idade presumida dos continentes. Os lagos alpinos também nos fornecem indicações da idade da Terra. Na Suíça central existe a bacia do lago Vierwaldstätter, cuja idade presumida é de 120.000 anos. Calculando-se o tempo necessário para que o lago ficasse soterrado com areia e pedregulhos, que o rio Reuss e os diversos córregos afluentes trazem junto com suas águas, chega-se a apenas 10.000 anos, portanto, 12 vezes menos que a idade convencionada de 120.000 anos.
POPULOSIDADE DA RAÇA HUMANA
A população da terra fornece uma indicação da possível idade da humanidade, supostamente de 40.000 anos. Quando se calcula a idade com base no crescimento populacional, chega-se a 5.200 anos, ou seja, 7,7 vezes menos que o número propagado.
OUTRAS EVIDÊNCIAS DO SISTEMA SOLAR
As diferenças tornam-se ainda mais extremas quando se analisa o sistema solar, que teria 10 bilhões de anos. Os anéis de Saturno perdem cada vez mais material. Calcula-se que em 18.000 anos eles terão desaparecido. Então, por que eles ainda existem apesar do sistema solar ser supostamente 550.000 vezes mais velho que o tempo de vida dos anéis de Saturno? Os cometas igualmente têm vida muito breve, ou seja, aproximadamente 9.000 anos. Isso é 1.111.000 vezes menos que a idade estabelecida para o sistema solar. Os planetas, depois de um certo tempo, seguirão órbitas caóticas. Calcula-se que esse tempo seria de 10 milhões de anos. Isso representa 1.000 vezes menos do que a idade do sistema solar. Por isso, devemos nos perguntar por que o sistema solar ainda não naufragou no caos.
A ARBITRARIEDADE DE BASEAR-SE SOMENTE NUM MÉTODO DE DATAÇÃO
Todas as idades que acabamos de apresentar representam os maiores valores possíveis, calculados com base nos conhecimentos científicos atualmente disponíveis. As idades reais geralmente são bem menores. Não é possível calculá-las com exatidão, uma vez que faltam dados básicos (por exemplo, as condições iniciais, que não são conhecidas). Como demonstram os exemplos citados, existem diferenças evidentes entre os dados resultantes de medições radiométricas e os obtidos por meios não-radiométricos. Por que a datação radiométrica fornece valores tão altos e idades tão antigas? Existe uma explicação muito simples: apenas uma pequena parcela dos isótopos-filhos, que são formados pelo decaimento radioativo, tem origem nos isótopos-pais de longa duração. A maior parte se origina dos isótopos de curta duração, que ainda existiam no princípio, mas decaíram no decorrer do tempo. Por não se levar em conta a participação desses isótopos de curta duração, o cálculo indica uma idade radiométrica excessivamente alta.
Por existirem tantas indicações de uma criação jovem, temos bons motivos para considerar que as idades menores são as que mais correspondem à realidade. Portanto, impõe-se a pergunta por que os resultados de métodos não-radiométricos raramente são publicados na mídia, enquanto se divulga quase exclusivamente as medições radiométricas. Será que [isso ocorre porque] os métodos de medição radiométricos são os únicos argumentos que justificam os longos períodos? Sem dúvida: como a teoria da evolução exige a existência de períodos extremamente longos, ela é sustentada apenas pelos resultados dos métodos radiométricos. E o que acontecerá se estes, como expusemos, se mostrarem falsos? (Hansruedi Stutz, ProGenesis)" (3)
"A Terra se está a afastar do Sol a um ritmo de 15cm por ano. Não parece muito, mas é o suficiente para a Terra passar por um resfriamento global daqui a algumas centenas de milhões de anos.(...) Se o Sol estivesse um pouquinho mais perto da Terra, a água evaporaria. Um pouco mais distante, a água congelaria.(...) Se a Terra tem 4.700.000.000 de anos, como defendem big-bangers e os evolucionistas, como é que a Terra sempre esteve habitável durante todo este alegado tempo que decorreu? (...) Há 4.700.000.000 anos o Sol estaria 705.000 km mais perto da Terra. É claro que isso nunca pode ter acontecido, caso contrário o primeiro ser auto-reprodutivo nunca poderia ter nascido não se sabe bem do quê ou de onde." (4)
-
-
-
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
[O] Evolucionismo sustenta que por bilhões de anos todas as coisas estão basicamente se desenvolvendo em sentido ascendente, se tornando mais ordenadas e complexas. Entretanto, esta lei básica da ciência (Segunda Lei da Termodinâmica) afirma o contrário. A pressão é para baixo, em direção a simplificação e desordem.(5)
-
-
-
-
-
-
ESTRUTURA DAS GALÁXIAS
"As estrelas de nossa galáxia, Via Láctea, giram em torno do centro de formas diferentes, as interiores giram mais rápido do que as exteriores. A velocida de rotação é tão rápida que se nossa galáxia possui mais que algumas centenas de milhares de anos, ela seria um disco descaracterizados, sem sinais sentidos, de estrelas ao invés da forma de espiral que temos hoje.
Ainda assim, é dito que nossa galáxia tem em torno de 10 bilhões de anos. Os evolucionistas chamam isso de “the winding-up dilemma” o dilema da rotação, conhecido há mais de 50 anos. O interessante é que o mesmo dilema se aplica a outras galáxias." (6)
"De acordo com observações astronômicas, galáxias como a nossa experimentam uma supernova (explosão violenta da estrela) a cada 25 anos. O gás e o pó remanecente de tais explosões se expandem e devem permanecer visíveis por cerca de um milhão de anos, segundo os astrônomos. No entanto, nas partes de nossa galáxia onde nós podemos observar tais gases, só contêm os restos de apenas 200 supernovas. Este número é consistente com um período de 7,000 anos de supernovas." (...)
DIMINUIÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO
A energia total armazenada no campo magnético da terra está diminuindo com uma meia-vida de 1,465 (± 165) anos. As teorias evolucionárias que tentam explicar esta rápida diminuição e de como a terra tem mantido seu campo magnético por bilhões de anos são complexas e inadequadas. No presente índice de decaimento, o campo magnético não poderia ter mais que 20,000 anos de idade. (...)
VELOCIDADE DE DECOMPOSIÇÃO DO DNA
Radioatividade natural, mutações e decaimento denigrem o DNA e outros materiais biológicos muito depressa. Medidas do índice de mutação do DNA mitocondrial forçaram os pesquisadores a revisar a idade da Eva Mitocondrial (a hipótese de que todos humanos modernos podem ser traçados à uma só mulher) de um teórico 200,000 anos para possivelmente 6,000 anos. Especialistas insistem que os fios do DNA não podem existir num ambiente natural por mais de 10,000 anos, mesmo assim fios intactos do DNA foram descobertos em fósseis, alegadamente mais antigos. Por exemplo, foram descobertos fios do DNA em ossos do homem de Neandertal e até de dinosauros. Uma bactéria, alegadamente com 250 milhões de anos de idade, aparentemente foi revivada sem nenhum dano ao DNA. (...)
AFASTAMENTO DA LUA
A lua está se afastando da terra num índice de 4 cm por ano. Assumindo que este índice não sofreu nenhuma alteração, ela teria começado a se afastar da terra e ter chegado a sua posição atual em 1.37 bilhões de anos. Esta data é recente demais para a evolução e muito mais recente para as datas radiométricas designadas para as rochas da lua. (7)
-
-
-
MUTAÇÕES NÃO ACRESCENTAM INFORMAÇÃO NOVA
"As leis da bioquímica, da probabilidade e da informação genética trabalham contra a evolução. Mutações, embora algumas sejam benignas, não criam nova informação. Elas resultam em perda mas não em ganho de informação. A genética desprova a evolução. Os animais variam de acordo com a informação genética que já está presente no animal. Este é o princípio de micro-evolução, que nada mais é do que uma variação num tipo/família criada. O registro fóssil não apóia a evolução. Além do mais, fossilização não ocorre gradualmente, mas antes é produto de uma anomalia fenomenal, de uma catástrofe - a qual se encaixa com o modelo diluviano. (8)"
-
-
-
A FALIBILIDADE E INCONSISTÊNCIA DOS RESULTADOS NOS MÉTODOS RADIOMÉTRICOS
"Os cientistas (geólogos) usam ciência observacional para medir a quantidade do elemento filho contido na amostra da rocha, e para determinar o decaimento presente do elemento paterno. Mas eles também usam um outro método chamado de ciência histórica, a qual não pode ser observada. Determinar as condições presentes quando a rocha foi formada só pode ser estudado através da ciência histórica. Determinar o quanto o ambiente talvez tenha afetado a rocha também faz parte da ciência histórica. Nenhuma destas condições pode ser observada diretamente. Como o método radioisótopo faz uso dos dois métodos, nós não podemos diretamente medir a idade de qualquer coisa! Técnicas científicas no presente combinadas com pressuposições sobre eventos históricos, são usadas para estimar a idade das rochas. Três pressuposições críticas são feitas durante uma datação radioisótopo, e essas pressuposições afetam os resultados diretamente:
1. É pressuposto que as condições iniciais da amostra da rocha são conhecidas precisamente.
2. É pressuposto que a quantidade do elemento paterno e elemento filho na amostra não tem sido alterados por nenhum outro processo além de decaimento radioativo.
3. É pressuposto que o índice de decaimento (ou meia-vida) do isótopo paterno tem permanecido constante desde a formação da rocha.
-
-
-
-
-
-
Quanto aos pedagogos cristãos, estes aguardam pacientemente a "evolução" da Ciência, para que esta assuma onde tem errado na observação, na experiência, na medição, no raciocínio e na teoria, e redescubra a verdade que Deus já nos tinha revelado a milhares de anos, que "Em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há" (Êxodo 20:11).
Nesse dia, o tolo devaneio especulativo chamado Evolucionismo, inventado no século XIX, há de ser denunciado como parte da conspiração secularista anti-Deus, impetrada a partir da Revolução Francesa, a qual tem sido a desgraça da humanidade.
(1) http://arqbib.atspace.com/dino.html
(2) Cerca de 40% dos cientistas não acredita na Evolução. Mas este dado é consistentemente escondido pelos secularistas. http://www.youtube.com/watch?v=RfIPXo5SWd8&feature=related
(3) http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/QualEhIdadeTerra-NLieth.htm
(4) http://alogicadosabino.wordpress.com/2010/10/10/ritmo-de-afastamento-da-terra-em-relacao-ao-sol-refuta-longevidade-da-terra/
(5) http://www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/edn-thermodynamics-port.html
(6) http://d3rf.wordpress.com/2009/12/19/evidencias-para-uma-terra-jovem-por-d-russell-humphreys-ph-d-parte-1/
(7) http://evolution-myth.blogspot.com/2008/04/evidncias-de-uma-terra-jovem.html
(8) http://evolution-myth.blogspot.com/2008/04/as-cincias-naturais-nunca-ouviram-falar.html
(9) http://evolution-myth.blogspot.com/2008/04/outros-mtodos-radiomtricos.html
Texto de Marcos Lopes.
sábado, 30 de outubro de 2010
Conselho Tutelar: a promoção estatal da subversão social.

Fonte: http://juliosevero.blogspot.com/2009/10/entrevista-de-julio-severo-sobre.html
PERGUNTA: Você considera importante a participação de evangélicos no Conselho Tutelar (CT)? Por que?
Julio Severo responde: Apoio totalmente a presença de homens e mulheres de Deus nesses lugares. O Império Babilônico era um governo ímpio, mas Daniel estava lá para fazer diferença e dar testemunho da justiça de Deus. Nada mais justo do que haver luz brilhando nos conselhos tutelares.
Cristãos que trabalham nos conselhos tutelares podem agir para manifestar a justiça de Deus e frustrar as injustiças dos homens. Em casos em que o ECA determina a injustiça dos homens, o conselheiro tutelar cristão poderá aplicar o padrão da justiça de Deus.
O dever do Estado é castigar os maus. Aliás, esse é o único chamado que Deus lhe deu. Quando o Estado ultrapassa esses limites, é deve prioritário dos cristãos ajudar a restaurar o Estado às suas obrigações e responsabilidades, trabalhando ativamente para frustrar as distorções e injustiças de um Estado mal-intencionado e trabalhando ativamente para proteger famílias inocentes apanhadas na rede de leis politicamente corretas.
O Estado não tem nenhum chamado para perseguir, oprimir, aterrorizar ou ameaçar os inocentes. Além disso, o Estado jamais está acima da justiça de Deus. Por isso, os cristãos que trabalham no Estado devem atuar para corrigir toda atitude hostil estatal contra os inocentes.
A obrigação do cristão genuíno é expandir o Reino de Deus e sua justiça aqui na terra. O Estado e suas leis de forma alguma devem ficar isentos dessa expansão, pois um Estado sem justiça verdadeira torna-se em pouco ou muito tempo tirania.
Na Alemanha nazista, a maioria absoluta dos cristãos que trabalhavam para o Estado só fazia as vontades estatais, mas um número muito pequeno de cristãos genuínos aproveitava suas funções para salvar judeus e outros inocentes, falsificando documentos, providenciando refúgio para os inocentes, etc. Eles pagavam um alto preço por obedecer as leis de Deus.
Com o Estado hoje cada vez mais assumindo um papel a favor de leis pervertidas, a presença cristã genuína nos CTs e outros órgãos estatais é imprescindível. Por exemplo, se o Estado legalizar a adoção de crianças por homossexuais, a presença de cristãos nos CTs será vital para frustrar tal injustiça estatal. Mesmo agora, os cristãos podem ajudar a refrear muitos outros abusos motivados exclusivamente por leis injustas ou patentemente fora da competência moral do Estado.
Até quando cristãos interpretam o ECA e outras leis levando em conta os melhores interesses das crianças, o Estado mal-intencionado dá um jeito de burlar a proteção e o valor das crianças. Num caso em Pernambuco no começo de 2009, conselheiros tutelares católicos lidaram corretamente com o caso de uma menina de 9 anos estuprada pelo padrasto. O homem abusador foi encaminhado às autoridades policiais e a menina, grávida de gêmeos, foi encaminhada para assistência médica, porém autoridades governamentais pró-aborto conseguiram passar por cima dos conselheiros tutelares e assumir o total controle da situação, levando a menina ao aborto, violando o direito do pai natural [da menina], que não queria o aborto, e dizendo estar atendendo aos desejos da mãe, que havia sido omissa durante os abusos do padrasto da menina.
Apesar de que os conselheiros tutelares católicos levaram em consideração os melhores interesses das três crianças (a menina e seus filhos gêmeos em gestação), o Estado impôs sua injustiça mortífera, rejeitando o pai natural e usando a permissão da mãe omissa. Confira mais informações aqui: http://juliosevero.blogspot.com/2009/04/o-caso-dos-bebes-gemeos-abortados-em.html
É um caso triste em que conselheiros tutelares decidiram em favor da vida, mas o Estado decidiu em favor do aborto, morte e destruição, violando todo tipo de legalidade e moralidade. Assim, mesmo quando conselheiros tutelares defendem a vida das crianças, o Estado leva em consideração apenas seus próprios interesses ideológicos.
Se os cristãos saírem dos CTs, a injustiça prevalecerá e muitos inocentes sofrerão. Portanto, meu recado para os cristãos em CTs é: “Deixem Deus usá-los aí!”
PERGUNTA: Por que você acha que certas medidas tomadas pelo CT desempenham papel de desarticuladores do lar?
Julio Severo responde: O papel dos CTs (Conselhos Tutelares) é essencialmente implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA foi criado e assinado pelo corrupto Collor em 1990, logo depois que o Brasil assinou a Convenção dos Direitos da Criança (CDC) da ONU. Portanto, o ECA não foi criado para atender aos interesses das crianças, mas satisfazer o compromisso e lealdade do governo brasileiro aos interesses e objetivos da ONU.
Assim, a missão dos CTs é, conscientemente ou não, cumprir um projeto de controle sobre as famílias, um projeto que nasceu das entranhas da ONU, que representa a Nova Ordem Mundial.
As principais conseqüências são que o ECA estabelece a autoridade do Estado como suprema nas relações familiares e impõe a impunidade para a desobediência e os crimes cometidos por indivíduos menores de idade.
A primeira instituição humana que Deus criou não foi a igreja e muito menos o Estado. Foi a família.
Deus entregou nas mãos dos pais todas as decisões de educação e saúde envolvendo seus filhos. O único papel que Deus entregou ao Estado é punir criminosos, não ser árbitro, julgador ou penalizador de questões familiares. Os CTs são fundamentalmente órgãos de interferência estatal nas relações familiares. Assim, vemos um Estado que fracassa o tempo inteiro em sua responsabilidade mais fundamental de castigar os criminosos, mas quer agora impor interferências políticas e ideológicas nas questões familiares.
PERGUNTA: Você se opõe ao CT que visa punir pais que maltratam os filhos. Sim, a Bíblia respalda o uso da vara da correção, mas também alerta os pais de não provocarem a ira em seus filhos. Você não acha que deve haver um meio termo nesta questão e que de certa forma o CT coíbe sim, práticas criminosas?
Julio Severo responde: Não me oponho, de forma alguma, ao direito de o Estado castigar tanto pais quanto filhos criminosos. Pais que torturam e matam devem ser rigorosamente punidos. Filhos que torturam e matam também devem ser rigorosamente punidos — na mesmíssima medida. O que vejo é um total desequilíbrio estatal. O mesmo Estado que quer igualar disciplina física com violência, transformando efetivamente pais disciplinadores em criminosos, é também o Estado que não dá prisão perpétua — e muito menos pena capital — a um adolescente de 16 ou 17 anos que torturou e matou várias pessoas. Pelo contrário, tal adolescente é privilegiado com total impunidade. Nem cadeia ele ganha. Os exemplos de adolescentes sádicos a solta pela sociedade são poucos?
Contudo, esse mesmo Estado luta febrilmente para impor a pena capital do aborto em bebês em gestação. Assim, na mentalidade doente desse Estado, crianças indefesas, que nunca cometeram crimes, podem ser punidas com morte e não podem ser protegida nem pelo ECA mal-intencionado nem pela Constituição. Contudo, adolescentes estupradores, torturadores e assassinos não podem receber a mesma pena.
Se o CT tivesse uma função responsável e digna, sua luta seria evidente contra toda medida estatal para destruir a autoridade dos pais. Os CTs também lutariam contra o governo federal em suas políticas para promover o aborto, o homossexualismo nas escolas e a adoção de crianças por “casais” gays. Os CTs lutariam para que criminosos — sejam pais ou seus filhos — fossem duramente castigados, sem nenhuma concessão de privilégios e impunidade. Os CTs interviriam contra as aulas de educação sexual pornográfica nas escolas, contra a programação pornográfica dos canais de TV, etc. Os CTs lutariam contra toda medida estatal de favorecimento à promiscuidade sexual, pois 70% dos delinqüentes juvenis são filhos de mães solteiras.
Entretanto, a verdade é que o ECA não foi criado para esses nobres objetivos. É por isso que os CTs não podem seguir esses objetivos.
Pais que educam os filhos em casa não são criminosos. Mesmo assim, os CTs os maltratam e cometem todo tipo de abusos e crimes contra eles. Pais que disciplinam os filhos fisicamente com amor sofrem os mesmos maus-tratos dos CTs.
Em passado recente, os pais davam espancamentos tão pesados (com pedaços de pau, etc.) que os filhos castigados ficavam de cama vários dias. Esses espancamentos violentos deixavam os filhos ensangüentados e com machucados feios por todo o corpo. Um pai, por exemplo, deu tal tipo de espancamento num filho adolescente que havia roubado uma bicicleta. Eu não aprovo de forma alguma esse tipo de coisa, porém conversando com famílias que tinham tal experiência vi duas coisas: mesmo recebendo espancamentos violentos e exagerados, os filhos não se tornaram adultos violentos nem criminosos. Se existissem CTs na época desses pais, eles iriam sem dúvida alguma para a cadeia.
Hoje esse tipo de surra exagerada dos pais não é comum. Pelo contrário, estamos em plena era dos CTs e igualmente em plena era de menores criminosos, torturadores e estupradores. Provavelmente, nunca na história do Brasil vimos tantos adolescentes criminosos como em nossos dias. Hoje, quem pode tirar sangue, espancar, estuprar e matar sãos os menores criminosos. Eles podem fazem isso quando e como quiserem, com a única condição de que seja antes de 18 anos, para que gozem os benefícios da impunidade legal.
Penso que deve haver um equilibro. O Estado precisa parar de ser omisso e parar de praticar a impunidade diante de crimes cometidos por menores de 18 anos. Os pais precisam parar de ser omissos e desde cedo estabelecer limites de comportamento para os filhos, reforçando tais limites, quando necessário, com o uso da vara corretiva, conforme ensina a Bíblia.
Quanto aos CTs e a coibição de práticas criminosas, um Estado moralmente desorientado ou malicioso conduzirá os CT para qualquer direção ideológica que lhe convir. É totalmente certo o CT, como órgão estatal, intervir em condutas violentas persistente dos pais. Mas é moralmente certo o CT tratar no mesmo nível casais (cristãos ou não) que disciplinam fisicamente os filhos?
Além disso, há um problema muito importante. O governo federal vem pressionando fortemente para que a “homofobia” seja criminalizada. “Homofobia”, na visão estatal atual, é toda opinião moral, filosófica, médica ou religiosa contra a homossexualidade. Quando o governo conseguir criminalizar toda oposição à agenda gay, os CTs ficarão atentos para apanhar em sua rede totalitária todo pai ou mãe que “induzir” os filhos à “homofobia”, isto é, o simples fato de os pais darem orientação de alerta contra a conduta homossexual será considerado “crime de homofobia”.
A educação escolar em casa e o uso da vara corretiva sempre foram componentes da liberdade e autoridades dos pais, porém o Estado moderno está conseguindo forçá-los à categoria de “crimes”. Assim é com a questão da liberdade de os pais se esforçarem para impedir que seus filhos entrem no homossexualismo. Esses esforços também poderão ser redefinidos como “crimes”. Caberá aos CTs a responsabilidade de receber denúncias contra pais por cada um desses “crimes” e julgá-los conforme os melhores interesses… do Estado!
Por isso, pais cristãos que cometem qualquer um desses “crimes” correrão o risco de perder a guarda dos filhos, que poderão ser entregues a “casais” homossexuais.
Além disso, é meta do governo abolir todo tipo de disciplina física. Você disse: “A Bíblia respalda o uso da vara da correção”. Você está corretíssimo. Mas você sabia que o atual Estado sob possessão socialista não dá valor algum para esse respaldo bíblico? O Estado não quer nenhum meio-termo. Tudo o que ele quer é banir de uma vez por todas. Aliás, o governo já começou campanhas para abolir o direito de os pais disciplinarem os filhos. Veja aqui: http://juliosevero.blogspot.com/2007/06/campanha-do-governo-lula-bater-em-pais.html
Para o Estado, você não precisa espancar brutalmente um filho para cair na categoria de criminoso. Basta que você simplesmente faça, conforme você mesmo disse, o que a Bíblia respalda.
Mesmo assim, as famílias cristãs não podem, por puro capricho estatal, renunciar ao direito de disciplinar os filhos, sob pena de sofrerem graves conseqüências. Veja aqui: http://juliosevero.blogspot.com/2006/01/quando-um-pai-no-disciplina-o-prprio.html
As igrejas precisam acordar para os perigos dos CTs antes que seja tarde demais.
PERGUNTA: Até que ponto a surra não é uma forma de agressão contra a criança?
Julio Severo responde: A surra não pode ser comparada com agressão quando aplicada com vara em situações em que a criança, depois de receber um aviso claro, insiste em violar uma ordem dada pelo pai ou pela mãe. A surra deve ser prudentemente proporcional à desobediência.
Eliminar as surras justas por causa da existência de casos de agressões seria como eliminar todas as leis só porque algumas leis injustas apóiam o aborto e o homossexualismo. O exagero e perversão de algumas leis não deve ser usado como desculpa para exterminar todas as leis. Será que devemos eliminar o Estado só porque há ministros corruptos, ou o próprio presidente é corrupto? Tenho certeza de que o governo não aceitaria esse argumento. Portanto, as famílias também não deveriam engolir o argumento falso de que por causa da violência contra as crianças todas as surras devem ser eliminadas.
PERGUNTA: Você poderia fornecer exemplos de que o CT está fazendo um péssimo trabalho?
Julio Severo responde: Conheço pessoalmente um pastor evangélico que foi convocado a comparecer diante do CT porque usou disciplina física moderada num menor. Dois outros pastores, ao disciplinar os filhos moderadamente, foram por eles ameaçados de denúncia ao CT. Ao serem questionados por seus pais, os filhos responderam que foram ensinados na escola a denunciar toda disciplina física. Outro caso envolve uma família evangélica que foi convocada a comparecer diante do CT. O “crime” deles? Não vacinar os filhos, por motivos éticos. Essa família entendia que, sendo a maioria das vacinas infantis fabricadas com linhas de células fetais (de bebês abortados) era moralmente errado usá-las. Além disso, conforme essa família descobriu, os países avançados dão liberdade para os pais decidirem livremente na questão de vacinas. Contudo, o CT declarou para esse casal cristão: “Vocês podem decidir o que quiserem sobre a saúde e educação de seus filhos, mas a decisão final é do Estado!” Cada um desses exemplos mostra um ataque direto à autoridade dos pais e também um ataque direto à Palavra de Deus, que instrui que os pais têm direito prioritário de dirigir e decidir questões de saúde, educação e disciplina dos filhos.
Por outro lado, o mesmo Estado que não consegue punir devidamente o crime, permitindo o vergonhoso placar de 50 mil brasileiros assassinados por ano, impõe que assassinos ou estupradores menores de 18 anos não sejam tratados como assassinos ou estupradores. Eles são apenas internados numa instituição de reabilitação, até os 18 ou 21 anos, depois saindo dali com ficha limpa.
Se os CTs realmente se preocupassem com crianças, nós os veríamos sem tempo de se ocuparem com famílias cristãs que educam os filhos em casa, mas totalmente ocupados em resgatar e proteger os milhares de meninas prostitutas soltas por aí. Não veríamos também famílias saudáveis sendo violentadas por intromissões dos CTs em decisões internas de cada família. Pelo contrário, veríamos os CTs protegendo as crianças de políticas insanas que querem entregar em adoção meninos e meninas a “casais” gays. Veríamos os CTs lutando contra toda promoção do aborto, pois o aborto é a maior e mais violenta agressão às crianças. Por pura tragédia, essas duas agressões (adoção por homossexuais e aborto) têm a aprovação exatamente do governo, que exerce controle e sustenta os CTs. O que podemos esperar dos CTs?
É bom e louvável que os CTs ajam com pais irresponsáveis e violentos, mas é injusto que, por falta de padrão moral, os CTs acabem prejudicando muitos pais inocentes. Sou muito procurado por pais que sofrem grandes traumas com os CTs. São pais que são legalmente castigados pelos CTs porque educam os filhos em casa, ou não vacinam os filhos, etc. Em cada uma dessas situações, os CTs estão tratando como criminosas famílias que não cometeram crime algum. Os CTs estão interferindo em decisões particulares dos casais, como se os CTs e seus membros fossem moralmente ou espiritualmente superiores aos pais.
Todas as famílias inocentes que vão parar nos CTs terminam traumatizadas, sendo violentadas em seus direitos mais fundamentais.
Por outro lado, não é raro ver em cidades grandes menores de 18 anos se prostituindo. No começo de 2009, eu e minha esposa vimos, em plena cidade de São Paulo, uma menina de uns dez anos pedindo esmola às 23h! Onde estão os CTs para coibir isso? Sendo um órgão estatal, o CT age como o próprio Estado vem agindo: não castiga os culpados, porém pune os inocentes. É claro que há exceções à regra, mas a realidade é terrivelmente cruel.
Quando os culpados não são castigados, os inocentes acabam sendo injustiçados.
Mesmo que os CT estivessem hoje desempenhando um papel responsável e justo, jamais poderemos nos esquecer de que sua criação está intimamente ligada à agenda do governo mundial da ONU para as famílias.
O Dr. Michael Farris, especialista cristão em educação infantil, alerta os cristãos do mundo inteiro sobre o que acontecerá quando for totalmente implementada a Convenção dos Direitos da Criança (CDC) da ONU:
* Os pais não mais poderão administrar disciplina física em seus filhos.
* Um assassino de 17 anos, 11 meses e 29 dias no momento do seu crime não mais poderá ser sentenciado à prisão perpétua.
* As crianças terão o direito de escolher sua própria religião e a única autoridade dos pais será aconselhar seus filhos sobre religião.
* O princípio dos melhores interesses da criança dará ao governo a autoridade de prevalecer sobre toda decisão feita pelos pais se um funcionário do governo discordar da decisão dos pais.
* O “direito de a criança ser ouvida” permitirá que um funcionário do governo busque avaliação governamental para todas as decisões dos pais com as quais a criança discordar.
* As crianças adquirirão um direito ao lazer que será implementado com a força da lei [se a criança quiser assistir a um filme no cinema do qual os pais discordem, a lei prevalecerá sobre a vontade dos pais].
* Ensinar crianças sobre o Cristianismo nas escolas é considerado violação às normas da CDC.
* Permitir que pais removam seus filhos de aulas de educação sexual é considerado violação às normas da CDC.
* Crianças terão o direito a informações e serviços de saúde reprodutiva, inclusive abortos, sem o conhecimento ou consentimento dos pais.
Infelizmente, algumas dessas ameaças já são realidade no Brasil, porque o governo brasileiro assinou a CDC em 1989. A CDC, que é a base do ECA, já está ativamente implementando a agenda da ONU para as famílias do Brasil.
Portanto, precisamos seriamente questionar a existência, necessidade e riscos dos CTs.Fonte: www.juliosevero.com
"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga." (Provérbios 13 : 24)